Programação

DIA 1 - 05 DE NOVEMBRO - QUARTA-FEIRA

09h Recepção das escolas (equipe UVA Vivenciando)
09h às 10h: Visita guiada pela UVA
10h às 11h: Palestra “O mercado de trabalho no Jornalismo”, com Tébaro Schimidt (GloboEsporte) e Gustavo Garcia (G1)
11h às 12h: Gincana ComunicAÇÃO Social (turma de Capital Social – manhã)

Versatilidade na Comunicação
Horário: 14h às 16h
Oficineiro: Cícero Márcio e Sidnei Marinho
Local: Auditório Azul (sala 122)
Vagas: 50

A linguagem do rádio nos dias atuais
Horário: 16h às 18h
Oficineiro: Cristina Elias
Local: Auditório Azul (sala 122)
Vagas: 50

18h – 18h30: Credenciamento
18h45 – 19h: Abertura oficial SECOM UVA Cabo Frio 2014
19h – 19h30: Mostra de vídeos de alunos da UVA

OS DESAFIOS PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃO NO MERCADO DE CONTEÚDO MULTIMÍDIA

Horário:19:30 às 22h
Mediação: Professora Monica Cabral (UVA)
Palestrantes:

Nelson Freitas (produtor cultural Água Grande)
Norma da Matta (consultora Ponto de Referência e blogueira Aposentei e agora)
Tatiana Ribeiro (SP3 Consultoria em Comunicação)

Tema da mesa: Como conceituar “Conteúdo Multimídia”? Qual o desafio sobre o profissional de Comunicação Social frente a isso? O aumento do acesso à Internet pela população mundial transforma o conceito de Comunicação Social, que passa por uma representativa mudança nos últimos 10 anos.
A informação passa a circular de forma intensa por diferentes canais e sistemas midiáticos, num fluxo de participação ativa dos consumidores, que elegem a inteligência coletiva como nascente de seu potencial. Os conteúdos de novas e velhas mídias se tornam híbridos, criando novas características, reconfigurando a relação entre as tecnologias, indústria, mercados, gêneros e públicos.
Ocorre um cruzamento entre mídias alternativas e a mídia de massa, que é assistido por múltiplos suportes, plataformas e aplicativos, caracterizando a era da convergência midiática (Henry Jenkins). Este é um conceito para definir as transformações tecnológicas, mercadológicas, culturais e sociais percebidas no cenário contemporâneo dos meios de comunicação pela influência do digital.

22h: Encerramento dia 1 SECOM

DIA 2 - 06 DE NOVEMBRO - QUINTA-FEIRA

09h: Recepção das escolas (equipe UVA Vivenciando)
09h – 10h: Visita guiada pela UVA
10h – 11h: Palestra “O mercado de trabalho na Publicidade”, com Tais Binato e Thereza Almeida.
11h – 12h: Equipe UVA Vivenciando.

Jornalismo digital e as Redes Sociais: novas possibilidades
Horário: 14h às 16h
Oficineiro: Renata Cristiane
Local: Auditório Azul (sala 122)
Vagas: 50

Rádio ao vivo
Horário: 16h às 18h
Oficineiro: Amaury Valério
Local: Auditório Azul (sala 122)
Vagas: 50

18h30 às 19h: Credenciamento
19h às 19h30: Mostra de vídeos de alunos da UVA

MULTIMIDIA E A EXPANSÃO DO JORNALISMO COLABORATIVO E ALTERNATIVO

Horário: 19:30 às 22h
Mediação: Professora Monica Sousa (UVA)
Palestrantes:

Cristina Frazão (InterTV)
Thiago Dias (GloboEsporte)
Tomás Baggio (InterTV).

Tema da mesa: Nos últimos 10 anos, a sociedade tem acompanhado a multiplicação dos estudos sobre a importância da Internet na sociedade e sua relação com a mídia, em especial, o Jornalismo. O movimento de uma comunicação cada vez mais em “tempo real”, aponta para tendências atuais de desenvolvimento do jornalismo nos campos da mídia impressa, da TV e da Internet. A expansão dos canais alternativos, no entanto, parece revelar que o público tem se interessado, também, por outras fontes de informação à margem dos veículos de imprensa tradicionais.
Nas redes sociais e na Internet de maneira geral, proliferaram grupos de comunicação colaborativos (Pós TV, Mídia Ninja etc). Com a ampla disseminação das redes sociais, a divulgação de informação deixou de ser monopólio ou exclusividade dos jornalistas e se tornam um espaço onde múltiplas vozes ecoam notícias, apontando mudanças na forma de distribuição que permite aos seus participantes a produção, a filtragem e a reverberação de conteúdos.

22h: Encerramento dia 2 SECOM.

DIA 3 - 07 DE NOVEMBRO - SEXTA-FEIRA

09h: Recepção das escolas (equipe UVA Vivenciando)
09h – 10h: Visita guiada pela UVA
10h – 11h: Gincana ComunicAÇÃO Social (turma de Capital Social – noite)
11h – 12h: Equipe UVA Vivenciando.

Coberturas jornalísticas multimídia – Esporte e saúde (teoria)
Horário: 14h às 16h
Oficineiros: Cris Dissat + Celso Pupo
Local: Laboratório 5 (sala 125)
vagas: 20 vagas

Coberturas jornalísticas multimídia – Esporte e saúde (prática)
Horário: 16h30 às 18h
Oficineiros: Cris Dissat + Celso Pupo
Local: Laboratório 5 (sala 125)
vagas: 20

18h30 – 19h: Credenciamento

19h – 19h30: Mostra de vídeos de alunos da UVA

MULTIMÍDIA E O MERCADO DA PUBLICIDADE DIGITAL

Horário: 19:30 à 22h
Mediação: Professor Guilherme Carvalhido (UVA)
Palestrantes:

Fernando Octavio (Agência FCB Brasil)
Gabriel Burgos (Agência Kindle)
Pedro Amorim (Estação Indoor)
Victor Lymberopoulos (Mídia Publicitária e Publicidade da Depressão)

Tema da mesa: O mercado de publicidade e propaganda é complexo e suscetível, cada vez mais, as constantes mudanças e novidades que exigem atenção e dedicação de todos os envolvidos. E o momento não poderia ser melhor.
Puxada pelo crescimento de grandes portais e também do e-commerce nacional, a publicidade digital ou online vive um momento único no Brasil. Nos últimos 10 anos, e com sua relação estreita com o Marketing, coloca o país na quarta posição no mundo em pageviews, e a sexta maior audiência da internet. Ou seja, nenhum anunciante pode ignorar tamanho potencial.
As marcas já conhecem o caminho para conquistar mais clientes e apostam cada vez mais no meio online; inclusive o governo brasileiro investe muito em publicidade digital.
A internet ainda está bem longe da hegemonia da televisão aberta, meio favorito dos anunciantes. Mas já se aproxima do faturamento publicitário das revistas e representa quase metade do mercado de jornais.

22h: Encerramento SECOM UVA Cabo Frio 2014.

Para se inscrever nas palestras e oficinas, não é necessário ser aluno da UVA, as inscrições para as oficinas serão feitas 30 minutos antes e de acordo com a ordem de chegada

Qualquer dúvida leia nossa página de FAQ

INSCRIÇÕES SUJEITAS A LOTAÇÃO DA TURMA

OBS: Todas as participações nas oficinas e palestras da SECOM UVA Cabo Frio 2014 valem 5 horas AC cada.