Sobre

SOBRE A SECOM UVA CABO FRIO

O curso de Comunicação Social da Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio, organiza em 2014, a 6a edição da Semana de Comunicação – SECOM. Este espaço para debates sobre os estudos e o mercado em Comunicação vem se consolidando a cada ano como peça fundamental na formação acadêmica e profissional dos alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda desta Universidade e demais interessados na área de Comunicação.

Focamos assim nosso objetivo em promover e instigar a reflexão sobre a comunicação como processo que envolve a mídia, a arte e a cultura e o consumo. Outro ponto a ser considerado sobre a SECOM é a oportunidade de alunos, professores, profissionais e a sociedade em geral, socializar suas questões sobre Comunicação Social em torno de temáticas atuais.

As palestras, oficinas e a ExpoSecom acontecem nos dias 05, 06 e 07 de novembro de 2014, no campus da Universidade Veiga de Almeida, estrada Perynas, s/n, Cabo Frio. A entrada é gratuita. Nossos canais de informação estarão em breve divulgando programação. www.secomuva.net.br, @secomuva e www.facebook.com/secomuva.

 

SOBRE O TEMA 2014: CONTEÚDO MULTIMIDIA: O DIGITAL NO CENÁRIO

CONTEMPORÂNEO

Após a transição do século XX para o século XXI, ainda vivemos momentos de incertezas da comunicação, das crises políticas, culturais, econômicas e religiosas. O século XXI se configura cada vez mais pelo impacto da revolução dos meios de comunicação e das novas tecnologias da informação. As distâncias na sociedade contemporânea estão cada vez mais próximas, quer seja pelos modernos meios de transporte ou pelas telecomunicações via satélite e, principalmente, da Internet. Com as novas tecnologias, a velocidade da informação e o processo comunicacional são marcas de uma era e tornam-

se cada vez mais complexos, e de difícil compreensão.

Desta forma, estudar as mídias passa a ser uma prioridade no campo das interações sociais. Em busca desse objetivo em sua 6a edição, o tema CONTEÚDO MULTIMIDIA: O DIGITAL NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO irá abordar as mudanças e o que evoluiu na área da Comunicação Social sobre o que é ser Multimídia, um termo, num primeiro momento, sobre a combinação controlada por computador (pessoal, periférico ou dispositivo móvel) com um tipo de mídia estática (texto, fotografia, gráfico, etc) associada, pelo menos, a um tipo de mídia dinâmica (vídeo, áudio, animação etc). A apresentação ou percepção da informação se faz de maneira multi-sensorial, envolvendo no processo comunicativo mais de um sentido humano: visão, audição, tato, paladar e olfato. A multimídia é, atualmente, um dos mais eficazes recursos para garantir a interatividade e o aumento da capacidade de processamento e armazenamento das informações.

Isso ocorre pelo fato dos recursos multimídia serem mais parecidos com as experiências vividas nos cotidianos das pessoas. Fato relevante, que nos últimos 10 anos, consolidam o modo como vivemos hoje: todos online com informações que nos alcançam em tempo real.

As mídias sociais, como o Twitter e Facebook, conectam pessoas ao redor do mundo e ditam tendências, promovem debates e, mantendo-nos conectados 24 horas por dia, em dispositivos cada vez mais móveis, potentes, compactos, sem fio, e com capacidade de armazenamento dados que permitem que façamos tudo (ou quase tudo!) em todo e qualquer lugar. Mas isso não afeta apenas nossa vida pessoal. Organizações atentas a essas mudanças buscam se adaptar, se preparar e atualizar para dar conta deste grande fluxo de informacional, que se tornou o principal ativo e peça fundamental para todo e qualquer tipo de gestão e relacionamento.

A busca por um entendimento facilitado da mensagem está relacionando tecnologia, convergência, marketing e cultura, hoje em dia conceitos muito importantes no que compete ao mercado de trabalho. Algumas reflexões sobre os paradigmas existentes se fazem importantes expor, para abrir um espaço que possa contribuir na formatação de novos ingredientes colaboradores do processo de interpretação e explicação da realidade e prática atual.

Isso vem de encontro à história e à memória da própria SECOM, que promove e instiga a reflexão sobre comunicação como processo que envolve a mídia, a arte, a cultura e o consumo. Esta edição sob uma perspectiva mais ampla, reconhece a comunicação como instrumento competente para a consolidação de uma prática que atende, hoje, uma dimensão política e econômica. É neste mundo globalizado que o indivíduo vive atualmente e dele retira as informações que irão contribuir para ampliação dos seus conhecimentos e das suas experiências.

OBJETIVO SECOM UVA

Promover e instigar a reflexão e o debate sobre a Comunicação no processo de construção de uma marca, envolvendo questões sobre mídia, cultura e consumo, fomentando o contato dos alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UVA com profissionais e gestores envolvidos na temática.

PÚBLICO SECOM

  • Alunos do curso de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do curso de Comunicação Social da Universidade Veiga de Almeida;
  • Alunos do curso de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda das demais universidades do Estado do Rio de Janeiro;
  • Professores do curso de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do curso de Comunicação Social da UVA, campus Cabo Frio;
  • Professores das demais universidades que se interessem pelo tema abordado;
  • Profissionais da área de Comunicação Social;
  • Alunos do ensino técnico, com ênfase ou afins a Comunicação Social;
  • Alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas;
  • Comunidade da Universidade Veiga de Almeida;
  • Interessados em geral pela área da Comunicação Social.